Sonoff : O que é, Como Funciona, Como Instalar e Configurar

Que tal começar um projeto de automação residencial de forma barata, de fácil configuração e extremamente simples de ser instalado e utilizado?

Esqueceu-se de acender as luzes da garagem ou da frente da sua casa mas está bem longe da sua residência? Não se preocupe.

Apenas pegue seu celular e acenda as luzes em questão de segundos com apenas alguns toques na tela onde quer que você esteja.

Deixou seu sistema de irrigação do jardim ou a bomba da piscina ligada e foi viajar? Pegue o celular e desligue tudo sem complicações.

Você pode conectar o Sonoff em qualquer dispositivo que esteja ligado na rede elétrica bastando apenas criar uma ponte de comunicação entre o Sonoff, o dispositivo a ser controlado e uma fonte energia. Só um detalhe importante, esse aparelho apenas aguenta a corrente de 10 Amperes de corrente elétrica, dessa forma consulte o consumo do equipamento que você quer conectar ao Sonoff antes de liga-lo na sua rede, por que se isso não for feito o Sonoff não vai funcionar, dessa forma fique atento para esse detalhe, ok?

Caso o equipamento que você quer ligar tenha um consumo maior de 10 Amperes não se preocupe, por que existe também o Sonoff Pow, que aguenta até 16 Amperes sem maiores complicações. Se você não tem noção alguma de elétrica vamos exemplificar com alguns dos principais equipamentos que sempre vão consumir mais do que 10 amperes na sua casa, e são eles:

Seu chuveiro elétrico, o ar condicionado, computador, videogame, sistema de som e home theater. Ou seja, para todos esses equipamentos você vai precisar com certeza do modelo do Pow do Sonoff que aguenta até 16 Amperes, ok?

Esse dispositivo custa em média de R$ 35 a 45 reais e ele basicamente, depois de pareado com sua rede Wireless, fornece acesso e controle total para ligar ou desligar o dispositivo que está conectado ao Sonoff, seja uma lâmpada ou um sistema de lâmpadas ligadas na mesma corrente elétrica, ou até um controle para ligar ou desligar seu sistema de segurança ou qualquer outro equipamento que esteja ligado na energia elétrica.

Em resumo, Sonoff é um interruptor inteligente com acesso a internet onde você pode controlar diversos equipamentos de qualquer lugar do mundo contanto que seu Sonoff esteja conectado a sua rede Wifi na sua casa ou onde estiver instalado, e você vai precisar ter acesso a internet no seu celular, mesmo sendo 3G/4G funciona também. Diferente de outros sistemas de pareamento e controle de dispositivos via Wifi o Sonoff não precisa estar conectado na mesma conexão Wifi que seu celular para funcionar. Ele somente precisa estar conectado no local de instalação e você precisa ter acesso à internet, seja via 3G/4G ou mesmo conectado em qualquer rede wireless você vai conseguir controlar seu dispositivo.  

O único detalhe é que para o pareamento inicial é obrigatório estar conectado a rede wireless onde o sonoff foi instalado, depois disso você pode controlar do seu celular mesmo de qualquer lugar do mundo estando conectado a qualquer rede wireless. 

Ah! e fique tranquilo caso ocorra uma queda de energia, isso por que mesmo que sua energia elétrica acabe em caso de fortes chuvas ou outros problemas na rede o sonoff volta a funcionar normalmente quando o sinal da energia for restabelecido, e você não vai precisar parear novamente com a rede por que as configurações ficam armazenadas no snoff mesmo que fique sem uma fonte de energia elétrica. 

Sonoff: Como Funciona?

Como dissemos esse dispositivo é interruptor inteligente que fornece controle de determinado dispositivo remotamente via um aplicativo que será instalado no seu celular, e esse aplicativo pode controlar múltiplos dispositivos usando apenas o mesmo celular. Você pode controlar as luzes da sua sala, o portão da sua garagem, seu sistema de irrigação do jardim, seu sistema de segurança e qualquer outro dispositivo ligado à rede elétrica.

A empresa que fabrica o snoff recomenda sempre comprar um um Sonoff para cada dispositivo que você quiser controlar, ou seja, para controlar as luzes da sua sala vai precisar de um, para controlar sua garagem vai precisar de outro e assim por diante. Muitas pessoas levam essa regra a risca e podem acabar comprando mais aparelhos Sonoff sem ter a real necessidade, isso por que dependendo do consumo de corrente elétrica você pode ligar quantos aparelhos quiser no mesmo Sonoff contanto que o consumo em conjunto de todos os equipamentos ligados a esse único Sonoff não ultrapasse a limitação de 10 ou de 16 amperes dependendo do tipo de Sonoff que você vai comprar. Mas é sempre recomendado que você faça esse tipo de instalação junto com um especialista em elétrica ou com seu eletricista particular.

Um exemplo, se você tem na sua sala as luzes da sua sanca que normalmente são de apenas 1Watt cada lâmpada você pode ligar todas juntas no mesmo sonoff sempre tomando cuidado para não passar da amperagem informada na caixa do produto.

Sonoff: Como Instalar?

Antes de explicar como vamos configurar nosso dispositivo com o nosso celular vamos explicar como fazer a ponte de comunicação entre o aparelho que você deseja controlar e a corrente elétrica da tomada que ficará ligado o dispositivo.

No nosso exemplo vamos pegar uma tomada simples com fio parelelo com as duas fases desencapadas na ponta dos fios, essa fase que é ligada na tomada deverá ser conectada na ENTRADA do Sonoff, que tem quatro fases. Duas fases da entrada da energia e duas fases da SAÍDA dessa energia que irá ativar ou desativar nosso dispositivo.

Assim que pegar o sonoff na sua mão você verá essas duas entradas com duas fases cada uma. Uma delas estará escrito INPUT, ou seja, entrada e OUTPUT será a saída. Identifique bem essa ordem de conectar os fios, pois se caso inverter a ordem o dispositivo não vai funcionar. No aparelho você verá que as duas fases tem POSITIVO e NEGATIVO ligue essas duas fases com o fio que vamos ligar na tomada no INPUT do sonoff.

Depois de ter ligado a entrada de energia vamos ligar a saída do dispositivo, que no nosso caso vamos usar uma lâmpada simples ligada num suporte.

Depois de ter comprado o modelo correto para sua instalação nos dispositivos que você deseja automatizar é hora de parear cada aparelho sonoff que você comprou com seu celular e para isso você vai precisar baixar o aplicativo chamado Ewelink que você pode baixar na loja do Google Play ou também está disponível para sistema IOS da Apple.

 Sonoff: Como Configurar?

Depois de baixar o aplicativo no seu celular você vai precisar fazer um cadastro simples para criar uma conta e depois disso já podemos começar a configuração adicionando quantos dispositivos desejarmos.

Agora que já fizemos o cadastro e criamos nossa conta no aplicativo vamos primeiro ligar na tomada o cabo de entrada do nosso dispositivo. Feito isso vamos agora procurar um botão que fica na parte inferior do sonoff e pressionar esse botão por cinco segundos até ele ficar piscando uma luz verde informando que está em modo de pareamento, aguardando você a adicionar o dispositivo no seu celular.

Enquanto a luz ver ficar piscando pressione o botão de + no aplicativo para adicionar a nossa lâmpada ao sistema de automação.

No próximo passo você precisa informar ao aplicativo os dados da rua rede sem fio, ou seja, a senha de conexão. Lembrando que para o primeiro pareamento de qualquer dispositivo é necessário estar na rede wireless que o sonoff foi instalado e configurado, após esse primeiro pareamento você poderá controlar essa lâmpada que usamos como exemplo de qualquer lugar do mundo.

Feito isso ele automaticamente já vai encontrar nosso dispositivo e no final você poderá dar um nome para esse comando. Assim que der um nome para esse pareamento o aplicativo irá listar todos os dispositivos que você parear daqui para frente automaticamente.

 Pronto! Só isso! Agora você pode acender ou apagar sua lâmpada de qualquer lugar usando qualquer rede wireless ou também usando seu sinal de 3G/4G.

Ewelink : O que é e Como Instalar

Vamos fazer um tópico bem curto e simples, mas que poucas pessoas dão a devida importância, isso por que mesmo que para muitas pessoas instalar e configurar um aplicativo no celular possa parecer uma tarefa simples, para outras é uma coisa muito complexa e complicada. Sem falar que existem poucos tutoriais e vídeos que abordam o processo de instalação do Ewelink nos mínimos detalhes.

O aplicativo Ewelink, que é a ponte de comunicação entre seu dispositivo e o sonoff. É por esse aplicativo que você terá controle em ligar/desligar ou até mesmo configurar o timer automático para que seu dispositivo ative/desative de forma automática sem que você precise ficar lembrando qual horário ligar ou desligar. Uma vez programado de acordo com os horários de inicio e término que você configurar ele faz tudo sozinho sem que você precise interver.

Como dissemos o Ewelink é um aplicativo que permite o controle da automação residencial na sua casa de forma inteligente facilitando a automação de dispositivos domésticos. Ele permite que você controle e gerencie de forma remota os dispositivos de sua preferência tudo isso utilizando um único aplicativo que pode controlar até 150 dispositivos de forma simultânea. A conexão inteligente do aplicativo com seus eletrodomésticos ou dispositivos pode ser feita via rede wireless ou também pelo 3G/4G, somente sendo necessário na configuração inicial de um novo dispositivo que esse processo seja realizado em uma rede wireless onde o sonoff e o dispositivo que você deseja controlar estejam conectados nessa mesma rede. Feito isso, depois de pareados, ou seja, conectados, você não vai depender da mesma rede wireless para controlar seus dispositivos, você poderá fazer isso de qualquer lugar utilizando qualquer rede wireless ou também seu sinal 3G/4G se houver disponibilidade, mesmo se não houver você, estando conectado em qualquer rede wifi em qualquer lugar do mundo você poderá controlar seus dispositivos. Como último detalhe, importante lembrar que você precisa estar com a sua conexão wireless onde o sonoff e seus dispositivos estejam instalados ligada o tempo todo, pois se não houver conectividade entre a rede wireless do local onde seus dispositivos foram configurados o sonoff não vai funcionar mesmo que você tenha acesso a internet via celular . 

Funções Básicas do eWeLink:

Algumas das funções básicas que podemos realizar com esse aplicativo são:

Remoto de ligar / desligar

A função mais utilizada é a função de ligar e desligar via celular mesmo, isso por que muitas pessoas esquecem-se de programar o dispositivo, e ainda por cima por ter essa comodidade de ter controle em qualquer lugar muitas pessoas não se preocupam muito com ficar apagando ou acendendo luzes, desligando e ligando ar condicionado, sistema de alarme... Etc. O próprio aplicativo mostra no painel de administração quais dispositivos estão ligados e desligados.

Contagem regressiva / temporizador de programação

A função de contagem regressiva você programa um tempo e quando esse tempo termina o dispositivo vai ligar ou desligar, fica o seu critério.

Tarefa de tempo é um recurso básico de todos os dispositivos. A configuração de tempo permite que você defina um horário especificado para ligar / desligar o dispositivo. Por favor, note que lidar com o limite de capacidade de chip, ele só suporta totalmente 8 habilitado cronograma de tarefas de cada dispositivo (incluindo agendada / contagem regressiva / loop temporizador). Atualmente, fornecemos três tipos de temporização: temporização programada, temporização de contagem regressiva e temporização de loop .

Agendar o horário

No cronômetro programado, você pode configurar para ligar ou desligar o dispositivo na hora especificada por uma vez ou repetir as datas.

Tempo de contagem regressiva


O temporizador de contagem regressiva permite que os usuários liguem / desliguem o dispositivo após um tempo predefinido.

Loop Timing


O temporizador de loop pode ser executado automaticamente a cada tempo predefinido (digamos 1hr) e continuar por um tempo predefinido mais curto (por exemplo, 20min). Você também pode optar por não marcar o ciclo contínuo. Por exemplo, use o temporizador de loop para controlar a bomba de oxigênio para o aquário. Você pode usar o temporizador de loop para ligar a bomba de oxigênio a cada hora e mantê-la funcionando por 20 minutos e, em seguida, desligar automaticamente a cada vez.

A imagem abaixo é configurada para o dispositivo ligar a cada 10 minutos e mantê-lo funcionando por 5 minutos de cada vez.

Controle de compartilhamento

Uma das funções mais interessantes do aplicativo eWeLink é a função de compartilhamento de controle. Nessa função você pode conceder acesso administrativo/total para outro celular também conseguir controlar seus dispositivos, mas esse acesso somente pode ser dado pelo proprietário do dispositivo, ou seja, o primeiro celular que fez o pareamento do sonoff com a rede wireless. Importante lembrar que quando você compartilha seus dispositivos com outras pessoas elas têm a autorização de alterar todas as configurações dos seus dispositivos. Quando dizemos configurações estamos falando de timers, controle de segurança de portas automáticas, porta de garagem e outros dispositivos. Lembramos que é importante tomar cuidado por que em um algum descuido de alguma das pessoas que tem acesso ao seu eWeLink alguma porta pode ser aberta sem querer, ou até mesmo se seu sistema de segurança estiver conectado ao aplicativo é perigoso deixar ao controle de muitas pessoas, dessa forma tome cuidado.

Normalmente esse acesso é dado somente para pessoas que moram juntas, uma família ou moradores fixos, mas mesmo sendo moradores fixos é sempre bom ficar monitorando a cada hora para ver se ninguém fez alguma coisa de errado e ativou ou desativou alguma configuração que não deveria ser modificada.

Ao compartilhar dispositivos, os dois devem permanecer no eWeLink. Porque se a conta que você deseja compartilhar não estiver on-line, ela não receberá a mensagem de convite.

Como fazer isso? Primeiramente, clique em Compartilhar, insira as informações da conta do eWeLink (selecione o código do país, insira o número de telefone ou endereço de e-mail) que deseja compartilhar, marque as permissões do temporizador que deseja conceder e clique em OK. Lembre-se de não inserir o código do país antes do seu número de telefone. A outra conta receberá uma mensagem de convite. Quando ele clicar em Aceitar, o dispositivo será compartilhado com sucesso. O outro usuário tem acesso para ligar / desligar o dispositivo e alterar os temporizadores.

Fonte de Pesquisa

Vamos Mudar Seu estilo de vida?

Venha conhecer nosso showroom! Está cheio de inovações e novidades ao vivo e a cores para você se sentir dentro da sua nova casa!

Mas se preferir entre em contato agora mesmo com nossa equipe técnica e agende uma visita para orçamento sem compromisso!

Conheça as maravilhas que a tecnologia pode fazer na sua vida e mude totalmente seu modo de fazer as coisas.

Solicite um contato Agora!